Fundação 2007 - Notícias - Informações - Entretenimento - Curiosidades - Ano 2023 -

Cidade de Palmas

Aniversário : 20 de Maio
Fundação : 20 de maio de 1989 (28 anos)
Emancipação : 1 de janeiro de 1990 (27 anos)
Gentílico : palmense
Lema : Co yvy ore retama (no tupi antigo, Esta terra é nossa)
Unidade federativa : Tocantins
Mesorregião : Oriental do Tocantins
Microrregião : Porto Nacional
Região metropolitana : Palmas
Municípios limítrofes : Aparecida do Rio Negro, Lajeado, Miracema do Tocantins, Monte do Carmo, Novo Acordo, Porto Nacional e Santa Tereza do Tocantins
Distância até a capital : 920 km

Características geográficas

Área : 2 218,943 km²
Altitude : 280 m
Clima : tropical

Página oficial

Prefeitura portal.palmas.to.gov.br
Câmara www.cmpalmas.to.gov.br


Faça uma viagem virtual e conheça a historia e veja fotos da cidade de Palmas

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, no século XVI, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas do tronco linguístico macro-jê, como os acroás, os xacriabás, os xavantes, os caiapós, os javaés, entre outros povos indígenas.

A história de Palmas é intimamente relacionada com a história de seu estado. A área em que se localiza o Tocantins na atualidade era o norte do estado de Goiás, e desde o século XIX houve alguns movimentos separatistas na região. Em 1809, um movimento separatista da região de Goiás chamada Vila da Palma foi instalado na barra do rio Palma com o rio Paranã. Já em 1821, após um isolamento daquela região provocada pelo rei João VI de Portugal causou outra revolta separatista, quando o Desembargador Joaquim Teotônio Segurado proclamou um governo autônomo para aquela região. Todavia, em três anos a revolta foi contida por Caetano Maria Gama, presidente daquela província, nomeado por Dom Pedro I, então imperador do Brasil.

A divisão de Goiás ficou em latência até os anos 70 do século XX, quando foi discutida no Congresso Nacional, e aprovada em 1988

Somente anos depois, com o desmembramento do estado do Tocantins do estado de Goiás pela Constituição de 1988, é que Palmas finalmente começou a surgir. No dia 10 de janeiro de 1989, a cidade de Miracema do Tocantins foi definida como capital provisória do estado. No dia 15 de fevereiro de 1989, a Assembleia autorizou o então governador Siqueira Campos a desapropriar a área da Serra do Carmo e a leste do povoado de Canela para a criação da nova capital do estado idealizada pelo então governador da época. No dia 6 de março do mesmo ano, por decreto, foi criada a Comissão de Implantação da Nova Capital (Novacap) e, no dia 20 de maio de 1989, foi lançada a pedra fundamental da cidade, numa solenidade que reuniu cerca de dez mil pessoas na Praça dos Girassóis. No mesmo dia, o governador Siqueira Campos acionou o trator, abrindo a avenida Teotônio Segurado, a primeira via arterial da cidade. Grande parte do município foi construído por trabalhadores oriundos de várias localidades do Brasil.

No dia 19 de julho do mesmo ano, a Assembleia Estadual Constituinte aprovou o projeto de lei do executivo criando o Município de Palmas. A lei foi sancionada no dia 1 de agosto seguinte, quando Siqueira Campos confirmou a transferência da capital de Miracema do Tocantins para Palmas.

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, localizada na Praça dos Girassóis.
Clique - Jorge Brazil - Flickr

Somente em 1 de janeiro de 1990 é que Palmas assumiu sua função de capital do estado e os poderes constituídos foram transferidos da capital provisória, Miracema, para o plano diretor da nova cidade. Porém, as repartições do governo ainda não existiam e não tinham acomodações para alojar o pessoal administrativo. O primeiro prefeito do município foi Fenelon Barbosa Sales.

Hoje, a população da cidade já chega a mais de duzentas mil pessoas. Cidade planejada, foi construída contendo avenidas largas, uma preservação ambiental eficiente e bons locais públicos. Palmas foi a capital com o maior crescimento demográfico durante a primeira década do século XXI.

Geografia

Palmas é a capital do vigésimo quarto estado mais populoso do Brasil, Tocantins, situando-se próximo ao paralelo 10° 11' 04" sul e do meridiano 48° 20' 01" oeste. A área original do município, segundo o IBGE é de 2219 km2. Sua altitude é de 260m. Os municípios vizinhos a Palmas são respectivamente: Lajeado e Aparecida do Rio Negro ao norte; Novo Acordo e Santa Tereza do Tocantins ao leste; Monte do Carmo ao sudeste e ao sul; Porto Nacional ao sul, ao sudoeste e ao oeste; e Miracema do Tocantins ao noroeste.

Vista pra avenida em direção norte - sul. Uma bela cidade.. Clique Amanda Magda

Graças ao planejamento urbano, a cidade tem avenidas longas e largas, intercaladas por rotatórias ajardinadas e parques. Um dos mais procurados pelos moradores nos finais de semana é o Parque Cesamar, com pista de corrida, lago e trilhas. 


Praça dos Girassóis com Memorial ao fundo.Clique - Vando

Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Niemeyer, é cartão-postal da cidade om temperaturas médias em torno dos 27 graus, Palmas oferece praias de água doce para refrescar os visitantes. Ao redor do lago da usina - uma área de 160 quilômetros de extensão - ficam a praias da Graciosa, do Prata e das Arnos, contornadas por quiosques e barracas e perfeitas para a prática de esportes náuticos. O pôr do sol é concorrido em Graciosa, praia de melhor infraestrutura.

Quando o assunto é cultura, o orgulho da cidade é o Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer. O espaço conta com salão de exposições e acervo formado por fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. Já para conhecer a arte local visite a Feira do Bosque, que acontece aos domingos no Bosque dos Pioneiros; e o Espaço Popular, com trabalhos de artesãos da capital e de cidades vizinhas. As peças em capim dourado, como bijuterias, bolsas e utensílios encantam mulheres de todas as idades. 

A partir de Taquaruçu no sentido Buritirana, na subida
da serra. Clique Amanda Magda

Acesso: No sentido Taquaruçu / Taquaralto até o Km 13.
Uma bela queda!.Clique - Amanda Magda

No quesito ecoturismo, as principais atrações ficam no distrito de Taquaraçu, a 27 quilômetros. O clima é ameno e propício para caminhadas que levam a dezenas de cascatas em meio à serra do Lageado. Contrate um guia e inclua no roteiro a cachoeira da Fazenda Encantada, uma sequência de seis quedas-d'água em meio à mata nativa. A área oferece ainda poços para banho e prática de rapel. Já as cachoeiras do Roncador, com 50 metros; e de Sambaíba chamam a atenção por conta das piscinas naturais.

Jardim no Palácio Araguaia. Clique - Edimar
                                                    Pôr do sol. Clique  Jose freire

Arquitetura moderna, abriga o Theatro Fernanda Montenegro Clique - Amanda Magda

Vista do lago do parque, ao fundo o centro de convenções
Parque do Povo. Clique - Amanda Magda

Praia das Arnos - Principal atrativo de lazer dos moradores da região Norte da cidade.
Clique - Amanda Magda


Outras Informações

DDD 63

Distância de Brasília
850 km - acesso pela TO-050

Informações turísticas
Tel: 3218-5570 / 5339

Aeroporto
Tel: 3219-3700

Rodoviária
Tel: 3228-5688

http://to.gov.br/tocantins/palmas/



Fonte de Pesquisa : Wikipédia e Ferias Brasil
Foto 1 : Serra, praia da Graciosa e luzes da cidade - Clique - Amanda Magda
Fotos na publicação com credito